Tuesday, September 01, 2009

Bullets da Apresentação

Século XX: da ciência da certeza à ciência da probabilidade.

Um exemplo clássico da ciência da certeza é o experimento de deixar cair do décimo andar, uma bigorna e uma pena, os dois objetos atingirão o solo no mesmo instante, claro que isso é feito no váculo.
Embora o senso comum nos leve a acreditar que quanto mais pesquisas são realizadas, mais precisos serão os nossos resultados, a ciência do século XX, iniciada por Plank e famosa com o nome de física quântica, nos mostra que as coisas não são bem desta forma.
Talvez a frase anterior esteja exageradamente longa e complexa, como diria Caetano "de perto ninguém é normal".
Em outras palavras, a antíga física newtoniana do mundo macro não serve para o mundo micro, atômico, visto muito de perto. Neste mundo onde ninguém é normal o elétron é um ser imprevisível. Quando temos a sua velocidade não temos a sua posição e quando temos a sua posição não temos a sua velocidade.

Uma breve história do átomo: segundo o prof. Rogério do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF que fica ali na Urca, o conceito do átomo surgiu na Grécia com o filósofo Leucipo.
Ele defendia a idéia de que a matéria não era contínua, ou seja, a matéria não poderia ser dividida infinitamente. Existiria o átomo indivisível e somente em 1803 o cientista Dalton imagina o átomo como uma bola. Thomson imagina os elétrons encrustados nesta bola, depois Rutherford entra com um modelo planetário e finalmente Bohr faz uma adaptação deste modelo para a física quântica.
1932 James Chadwick demonstra que o núcleo do átomo é composto por prótons e nêutrons, em 1938 é feita a fissão nuclear e em 1942 Fermi produz a primeira reação nuclear em cadeia controlada. 1945 bomba nuclear.

Anos importantes:
1926 Foguete à Lua.
1957 Sputnik
1969 Apollo 11 Neil Armstrong

1928 Alexander Fleming descobre a penicilina.
1953 genética DNA - James Watson e Francis Crick

1907 Pavlov behaviorismo

1900 Zeppeling
1908 Linha de montagem
1948 Transistor
1990 WWW
1956 Psicologia

No comments: