Tuesday, September 01, 2009

Filosofia

Estava pensando a respeito da ciência, pois tenho que ler algo para fazer uma apresentação no auditório da faculdade nesta quinta-feira. Para esta apresentação é necessário ler o texto de algum escritor que eu não lembro o nome, mas o texto tinha como tema a mudança da ciência da certeza para a ciência da probabilidade.
Divagando sobre o assunto me ocorreu a idéia de que assim como a religião a ciência utiliza o mesmo formato de propagação do conhecimento. Talvez ficasse melhor doutrina no lugar de conhecimento, enfim.
O que eu, sem os tais embasamentos, com pensamentos próprios e sem citações de terceiros de fonte primária, penso: dada a alta complexidade de realizar os experimentos de partículas e outras partes ínfimas do átomo, como eu cidadão comum posso crer nas informações dadas por cientistas? Eu posso crer nessas informações da mesma maneira que ocorre com uma religião. Como eu não tenho acesso a uma visão ou missão delegada a mim diretamente por Deus, sou levado a acreditar ou assumir que a doutrina da minha religião é uma informação correta.

Obs.: O excesso de "eu" é por causa de sempre citarem outros como Platão, Pitágoras, etc.
O outro excesso da palavra "crer" é para criar um incômodo entre a crença e a religião.

No comments: